Inadimplência nas empresas

Inadimplência nas empresas

Um problema que causa dor de cabeça em qualquer gestor é a inadimplência nas empresas. Cedo ou tarde, surgem aqueles clientes que atrasam o pagamento, deixam acumular algumas parcelas ou que simplesmente somem do mapa.

De acordo com as pesquisas do Boa Vista SCPC, só em 2016 a inadimplência das empresas brasileiras subiu 3,3%. Já em janeiro de 2017, o percentual de cheques devolvidos por falta de fundos atingiu 2,07%. São mais de 100 bilhões de reais em dívidas espalhadas pelos quatro cantos do país, sendo que as principais devedoras são as empresas prestadoras de serviço e as do comércio.

Tendo em vista esse cenário, é preciso encarar que a inadimplência é uma realidade. Esperar que todos os pagamentos sejam efetuados em dia é uma grande ilusão que resultará em impactos ainda mais negativos para a organização. O melhor a ser feito é se preparar para lidar com a situação da melhor forma possível.

A seguir veremos algumas formas de minimizar os prejuízos da inadimplência em sua empresa!

Estude seus clientes

O mínimo que você pode fazer antes de realizar uma venda a prazo para um novo cliente é realizar uma pesquisa básica sobre ele. Qual é a sua situação nos serviços de análise de crédito? Existe um histórico de reclamações de outras empresas? A empresa possui tradição ou é nova no mercado?

Tudo isso pode ser levado em conta na decisão de efetuar a venda e do valor de crédito concedido. Além disso, você pode ir ainda mais a fundo e analisar as condições do seu cliente no mercado e o seu desempenho financeiro dos últimos períodos – tudo para saber se ele terá condições de pagá-lo em dia.

Mantenha um histórico de vendas e serviços

Se você possuir um histórico de todas as vendas e serviços realizadas pela sua empresa ao longo dos anos, ficará fácil identificar os perfis de clientes problemáticos antes mesmo de realizar a venda. Talvez você não lembre daquele que nunca efetuou o pagamento 6 anos atrás, mas os seus registros lembrarão.

Com base no histórico de cada cliente, você saberá em quais pode confiar e conceder um valor maior de crédito, quais você deve ficar de olhos abertos e também quais deles você deve evitar por oferecem um grande risco de inadimplência.

Implemente um bom sistema de cobrança

Muitos gestores possuem a ideia de que os clientes inadimplentes agem sempre de má fé, mas a verdade é que esses casos são a grande minoria. Perder o prazo inicial de pagamento e deixar acumular uma bola de neve de juros e multas é o grande vilão da inadimplência.

Um sistema de cobrança eficiente pode diminuir o índice de inadimplência na sua empresa. Basta lembrar o cliente de efetuar os pagamentos no prazo e facilitar o processo. É bom para o cliente e também é bom para a sua empresa.

Nunca esqueça de emitir Nota Fiscal

A Nota Fiscal da venda realizada é o seu comprovante da operação. Os produtos ou serviços vendidos e os seus valores constam neste documento. Além de sua emissão ser obrigatória, sem a Nota Fiscal será muito difícil reaver os valores da venda quando o cliente se recusar a pagar.

O cliente não pagou, e agora?

Você tomou todos os cuidados para evitar clientes inadimplentes e mesmo assim alguns deles não efetuaram os seus pagamentos. Como você deve proceder nesses casos?

É hora de realizar cobranças e ficar em cima dos clientes devedores até que seja realizado o pagamento. Para que essas ações tenham êxito, você pode seguir as dicas a seguir:

Seja amigável

Lembre-se que o seu objetivo deve ser receber o dinheiro referente à venda efetuada, mas sem perder o cliente. Por isso, adote sempre uma postura amigável ao realizar as cobranças. Tente entender o lado do cliente e faça de tudo para que ambas as partes saiam satisfeitas.

Ofereça facilidade de renegociação

As parcelas em atraso geram juros e multas que vão aumentando cada dia mais e deixam o cliente mais distante do pagamento. Não se deixe levar pelos valores adicionais que você poderia ganhar por conta dos atrasos e busque uma solução que incentive o pagamento o quanto antes.

Facilite a renegociação da dívida para um valor justo e pague em um futuro muito próximo. Mais vale R$100,00 na mão do que R$120,00 que nunca entrarão no seu caixa, não é?

Tenha pessoas treinadas para a cobrança

Os funcionários que farão o contato com os clientes inadimplentes devem ser treinados para tal atividade – sem pressionar demais, mas sem dar margens para que o cliente deixe de pagar.

Adote a cobrança automatizada

A adoção de avisos e possibilidade de pagamento através da internet ou terminais de autoatendimento também podem acelerar o recebimento de uma parcela. Muitas vezes o que impede o pagamento é o tempo que todo o processo pode tomar. Nesses casos, a praticidade pode ser um diferencial para diminuir a inadimplência nas empresas.

Rapidez na cobrança

Imagine que você esqueceu de realizar um pagamento e é informado apenas duas semanas depois, quando os juros já aumentaram violentamente o valor da dívida. Fica complicado acertar o valor, não é?

Seja rápido na cobrança logo que o prazo é esgotado. Informar o cliente do atraso no pagamento no dia seguinte pode fazer com que ele vá atrás para quitar a dívida antes que o valor eleve ainda mais. Além disso, se o cliente possuir dívidas com várias empresas diferentes, ele pagará primeiro aquelas que cobrarem antes.

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